Publicidade

Financiamento de Carros Seminovos x Carros Zero / Qual a Melhor Opção Atualmente

Autor(a):
Publicidade

Hoje nós vamos falar sobre o financiamento de carros seminovos x carros zero. No momento de adquirir um carro é comum bater aquela dúvida: “é melhor comprar um carro novo ou usado?”, tornando isso mais difícil de escolher não é mesmo?

Por um lado, ter um carro mais novo e mais avançado, que nunca teve dono e tem menos chances de dar problema no futuro é mais preferível. Quem não sonha em ter um carro novinho?

Já por outro lado, o carro usado ou seminovo é mais barato na compra, fazendo com que não seja preciso o score de crédito alto para financiar. Além disso grande parte deles são vendidos em ótimo estado.

E aí, como resolveremos isso? Se você está em dúvida se deve comprar carro novo ou usado te ajudaremos. Confira a seguir no artigo que preparamos especialmente a você que esta passando por isso!

Publicidade

O que deve-se considerar ao fazer um financiamento de carros novos ou usados?

Se você já decidiu que irá trocar de carro, então deve escolher se deseja comprar um novo ou um usado.

Mas como se faz a decisão? O que deve considerar no momento de escolher entre essas opções?

Veja quanto você dará de entrada e nas parcelas do financiamento de carros seminovos x carros zero

Um dos passos mais importantes no planejamento para a compra de um carro é o valor que você terá que pagar por ele.

Afinal de contas, precisamos ser bem realistas e entender qual é a faixa de preço que possível pagar sem ter complicações financeiras futuras.

Por isso, o primeiro passo para decidir se você comprará um carro novo ou usado é determinar o valor que você pode pagar pelo veículo.

Além disso, é bem importante pensar se vai comprar o carro á vista ou parcelado. Onde o segundo caso é mais acessível e comum?

Por esse motivo, deve incluir no valor daquele dinheiro onde podemos dar uma entrada ao comprar um carro, além das parcelas mensais que pode pagar por financiamento.

Aumente seu score de crédito para o financiamento de carros seminovos x carros zero

Caso você não possua muito dinheiro para dar uma entrada grande ou para pagar as parcelas, não precisa se preocupar mais.

Dá para realizar o seu sonho de comprar um carro novo ou usado de outra forma.

A financeira considerará o seu score de crédito ao determinar as condições para o financiamento de um carro.

Quanto mais seu score for maior, maiores serão as chances de conseguir taxas de juros e prazos mais atrativos.

Você pode consultar seu score de crédito a qualquer momento no site Meu Score, do Serasa. Para o financiamento de um carro, um score bom é acima de 700.

Se você possui um número menor não significa que você não irá conseguir financiar o carro, pode se despreocupar.

Todavia, talvez é preciso que você pague um pouco mais ou lidar com juros compostos bem maiores.

Considere os gastos mensais com seu veículo

Você não deve considerar apenas o preço do carro e suas parcelas do financiamento ao decidir comprar um carro novo ou até mesmo usado. Existem outros gastos que devem ser considerados.

O primeiro deles é o da manutenção preventiva. Cada modelo de carro possui um custo bem específico de revisão, calculado com base na dificuldade mecânica do automóvel, na facilidade de encontrar uma revisão e no preço das peças da substituição.

Geralmente, um carro usado possui um custo de manutenção um pouco maior por uma questão lógica.

A revisão desses sistemas e das peças do carro devem ser feitas a partir de certa quilometragem.

Pense na facilidade de fazer um financiamento de carros seminovos x carros zero

Muitas pessoas pensam em comprar carro usado com algum conhecido ou até mesmo algum que tenha visto na internet.

Isso geralmente não é uma ideia boa, por muitos diferentes motivos.

Todavia, já podemos dizer que comprar um carro usado ou seminovo com alguém particular exige mais trabalho do que com uma concessionária.

É preciso checar a documentação e verificar se não existem multas desse automóvel para pagar.

Isso é bem importante porque multas ficam com o carro depois que ele é vendido. Caso você compre um automóvel e ele venha “premiado”, você deverá arcar com o prejuízo.

Por esse motivo, bem mais fácil comprar um carro com uma concessionária de confiança, já que o processo costuma ser mais simples por lá.

Quais são os prós e contras de fazer um financiamento de carros novos?

Prós

Existem diversas vantagens de comprar um carro zero-quilômetro. A primeira delas é o fato de que você que irá estrear o carro pela primeira vez, sendo o primeiro dono!

Sendo um automóvel zero em folha, até com o famoso cheirinho de novo.

Além disso, por você ser o primeiro dono, o carro não terá desgaste em nenhuma peça. Isso significa que você não precisará fazer nenhuma troca por um bom período indeterminado.

Já citando bom tempo, o carro zero-quilômetro também possui destaque por levar muito mais tempo para começar a surgir problemas mecânicos.

Com algumas  certas exceções, o automóvel zero funciona por mais tempo até mesmo anos, até ter algum problema, desde que seja feita a manutenção da forma correta.

Além disso tudo, o avanço tecnológico faz com que o carro tenha uma certa eficiência energética.

Significando que ele economiza mais combustível e, por causa disso, gera menos custos mensais.

Contras

Nossa, comprar um carro novo traz muitos benefícios, não é? No entanto, isso não significa que o negócio não tenha contras.

Para começar, a depreciação inicial de um carro novo é significativa. Claro, o valor do carro usado será maior quando ele for finalmente revendido, mas em comparação com o preço inicial, a depreciação é muito grande.

Além disso, o imposto sobre os carros novos também é mais alto porque eles são mais valiosos.

Portanto, em janeiro de cada ano, você terá que pagar um IPVA mais alto do que um carro usado.

Falando em mais valor, vale ressaltar que os carros novos são mais caros porque os compramos pelo preço normal.

Mas também de criminosos, o que aumenta a chance de roubo. Por outro lado, vale ressaltar que o novo carro tem mais tecnologia anti-roubo.

Prós de fazer um financiamento de carros usados

Como um carro novo, há muitos benefícios em comprar um carro usado. O primeiro é o preço, que é bem mais barato do que a situação de 0 km.

Outro fator que torna os carros usados ​​mais acessíveis é a facilidade de negociação. Dependendo de onde você compra ou de quem está comprando, é possível reduzir significativamente o preço do carro.

Em comparação com os carros novos, os carros usados ​​têm uma taxa de depreciação do preço inicial mais baixa.

Os novos perdem a maior parte de seu valor nos primeiros três anos. De acordo com seu capricho e preocupação, você pode vender carros usados ​​pelo mesmo preço.

Outro benefício é a redução de impostos sobre carros usados. O valor do IPVA tem diminuído ano a ano, o que resulta em maiores economias neste aspecto.

Uma vantagem interessante de um carro usado é que ele é uma escolha muito interessante para quem começa a dirigir.

Por seu preço baixo, este é um carro interessante para os jovens que estão apenas começando a crescer.

Além disso, comprar um carro usado é mais arriscado do que comprar um carro novo, especialmente quando se trata de particulares, não se sabe se o carro usado é um problema mecânico.

Claro, você pode pedir a um mecânico para inspecionar o carro antes de concluir a transação, mas isso tem um preço.

Além disso, os carros podem ter mais “armadilhas” do que apenas problemas mecânicos.

Uma delas é que o carro acarreta multa do ex-proprietário. Se não forem pagos antes da venda, o novo proprietário é o responsável.

Financiamento de carros seminovos x carros zero – Conclusão

Para piorar a situação, o carro pode se tornar um peão em uma ação judicial. Se você comprar o carro sem seu conhecimento, a transação poderá ser cancelada pelo tribunal e será difícil para você receber seu dinheiro de volta

A tecnologia de carros usados ​​também está desatualizada do que os carros novos. Portanto, são menos eficientes em termos de consumo de combustível, o que resulta em custos mensais ligeiramente superiores.

Portanto, faça uma ótima escolha mas lembre-se de analisar muito bem um plano de financiamento de carros!