CRLV Digital – Aprenda a Imprimir Licenciamentos De Veículos Com o Aplicativo

Publicidade

Hoje nós vamos falar sobre o aplicativo CRLV digital e mostrar como imprimir Licenciamento de veículos. Grande parte dos Detrans não está emitindo mais o documento que comprova o licenciamento anual.

O certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento que deve ser portado obrigatoriamente. O licenciamento digital traz consigo todas as informações e possui a mesma validade jurídica do documento físico. Mas é possível imprimir CRLV, usando o App oficial dos órgãos de DETRAN.

Publicidade

Antigamente os departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) faziam a emissão do documento em espécie. No Entanto. Atualmente é possível baixar e o imprimir licenciamento sozinho. Veja então como fazer este procedimento neste artigo.

O que é CRLV?

Antes de adentrarmos um pouco mais no assunto, vamos relembrar um pouco mais sobre o que é CRLV. Pode não parecer mais ainda existem muitos motoristas que ainda não sabem exatamente como funciona a documentação do veículo.

Publicidade

Como todos sabemos, o CRLV deve emitir uma licença uma vez por ano. Para sua emissão, o proprietário do carro deve pagar algumas taxas, impostos e taxas nacionais.

Em outras palavras, se o proprietário do carro não pagar IPVA, seguro DPVAT ou outras multas, a placa será congelada e o carro não poderá circular. Atualmente, além da versão física, o motorista também pode contar com a versão conhecida como CRLV digital.

Esse novo tipo de documento vale para veículos com nova placa do Mercosul sendo utilizado em agosto de 2018 – inicialmente no Distrito Federal.

Publicidade

O aplicativo CRLV digital tem o mesmo valor que o CRLV físico, mas ainda tem uma função de emissão obrigatória.

Em outras palavras, independentemente de o proprietário possuir uma versão digital do certificado, deve existir uma versão física.

Como imprimir CRLV Digital?

Para imprimir CRLV digital é necessário cumprir o procedimento que é bem simples, pois pode ser realizado pelo Portal de Serviços do Denatran.

A pessoa interessada deve acessar a conta com o cadastro gov.br. Da mesma maneira, com os dados do cadastro feito em bancos conveniados.

Após entrar com os dados da sua conta, você tem que clicar em meus veículos.

Feito isso, irá aparecer os veículos de sua propriedade portanto, você deve clicar no qual seja imprimir o CRLV.

Continuando, apenas clique na palavra CRLV Digital e será automaticamente baixada a versão em formato de PDF do CRLV que é possível imprimir licenciamento digital em casa.

Como Emitir CRLV Digital

Primeiramente você deve baixar o aplicativo da carteira digital de Trânsito, que fica disponível de forma gratuita na Apple Store e no Google Play.

Você deve efetuar o cadastro necessário inserindo seu CPF (faça com muita atenção para obter êxito).

Após ter feito o cadastro você deve escolher o documento digital para incluir, clicando então na opção “CRLV Digital”.

Logo em seguida. Você tem de digitar o número do Renavam.

Seguindo a sequência, você deve digitar o código de segurança do CRV e em seguida clicar apenas em “OK”.

Finalizando, após preencher todos os campos você deve clicar no botão “Incluir”.

Como efetuar o pagamento do CRLV?

Para efetuar o pagamento do CRLV, outras pendências do veículo, como IPVA, seguro DPVAT e multas, devem ser pagas em tempo.

Caso contrário, a nova licença será congelada e o proprietário não poderá emitir documentos válidos.

De acordo com as informações do certificado do veículo, a passagem costuma ser enviada para a casa do proprietário.

Para pagar a passagem, o dono do carro pode dirigir-se à agência bancária com convênio com o DETRAN de seu estado ou ao Poupatempo.

Os Correios também oferecem essa forma de pagamento para quem procura alternativas.

Para quem deseja pagar a licença online, essa opção pode ser preenchida no site do órgão responsável em seu estado, e alguns aplicativos bancários também têm essa opção.

Por que Baixar o CRLV Digital?

É importante reforçarmos esse tópico pois ainda gera muitos transtornos e dúvidas a respeito.

De acordo com a função CRLV, é muito importante que o certificado seja sempre levado com o veículo quando o veículo estiver circulando na cidade.

Este documento é obrigatório e pode ser obtido no posto policial. Caso o motorista não possua documento, pode ser multado, deduzido de pontos no CNH e apreendido o veículo, acarretando maiores custos.

Além disso, o aplicativo CRLV digital deve estar sempre atualizado. Assim que o prazo da nova licença expirar, a versão antiga não será mais válida.

Ou seja, na blitz é sempre necessário apresentar a versão atualizada.

Considerações Finais Sobre o Aplicativo CRLV Digital

Com tantos documentos exigidos, às vezes é difícil determinar se você tem algo inacabado.

Para não ser surpreendido por eventuais pendências, você pode conferir todas as informações sobre o veículo e seu CNH diretamente no site do Detran do seu estado ou do Ministério da Fazenda.

No entanto. Acessando o aplicativo CRLV digital em seu aparelho celular, você pode consultar as condições dos documentos do seu veículo com apenas alguns cliques. Mas não se esqueça de fazer todo o processo com muita atenção!

Veja Também