Consultar Multas DETRAN Mato Grosso do Sul

Publicidade

Como Consultar multas DETRAN MS ? O DETRAN é um órgão do Poder Executivo Brasileiro que tem como objetivo a fiscalização do trânsito de veículos terrestres no Estado de Pernambuco, como carros, ônibus, caminhões, entre outros.

Para consultar multas DETRAN MS não existe apenas um DETRAN, mas sim uma série de subdivisões municipais do órgão.

Publicidade

Uma das principais funções do DETRAN do Mato Grosso do Sul é a execução do teste de habilidade para novos motoristas e a confecção da CNH, a carteira nacional de habilitação.

Consultar multas DETRAN MS também é responsável pelo emplacamento de veículos e suas respectivas regulamentações para transitar ao longo das ruas e rodovias do estado Sul-Mato-Grossense

Publicidade

É da competência do DETRAN do Mato Grosso do Sul também o recolhimento de impostos que incidem sobre veículos, sendo o principal deles o IPVA.

O IPVA é obrigatório e seu não pagamento pode acarretar em diversas punições aos motoristas.

COMO CONSULTAR VEÍCULO DETRAN MS?

Vale lembrar que você pode Consultar a placa do carro desejado de maneira gratuita. Para isso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar neste procedimento, confira:

Passo 1 – acesse o Site oficial do DETRAN(Departamento de Trânsito) de seu estado.

Passo 2 – Clique em Consulta de Veículos. Esta opção fica na aba de Menu.

Passo 3 – Você vai informar o número da placa.

Publicidade

Passo 4 – Depois disso, o ano e o modelo do veículo. Respectivamente nesta ordem.

Alguns minutos depois você receberá as informações completas do carro que está negociando para

Existem também alguns outros meios de se Consultar Veículo DETRAN MS, eles são pagos pela pessoa que está comprando o veículo.

Esse tipo de consulta é mais detalhada e fornece informações como histórico no DETRAN, RENAVAM, DENATRAN, histórico de furtos, roubos e uma possível PT( PERDA TOTAI).

Caso você se interesse por Consultar a placa do carro que está comprando de maneira mais aprofundada, vale a pena pagar por uma consulta.

No entanto, são detalhes que com certeza vão lhe trazer informações mais precisas como até a real quilometragem do veículo. E também se ele veio ou não de um leilão para as mãos de quem está vendendo o carro pra você

OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS PARA CONSULTAR MULTAS DETRAN MS

Consultar multas DETRAN MS oferece inúmeros serviços à população. Os mais populares deles, sem dúvida, são o serviço de confecção das novas habilitações aos motoristas recém-aprovados nos testes e exames necessários.

E consequentemente também os documentos que confirmam a regularização da posse de um veículo pelo seu dono, seja o veículo novo ou usado.

No caso do veículo usado, inclusive, é muito importante que o novo dono registre a troca da propriedade no órgão, para evitar eventuais dores de cabeça e a cobrança de multas caso seja flagrado na fiscalização.

Nos postos de atendimento para consultar multas DETRAN MS é possível também solicitar a segunda via da habilitação; renovar a sua CNH e realizar exames para fazer o acréscimo da categoria da sua habilitação.

Também é possível realizar nos postos de atendimento Consultar multas DETRAN MS outros serviços importantes que dizem respeito à regulamentação do seu veículo. É possível, por exemplo, agendar vistorias e solicitar segunda via de documentos.

Outros serviços importantes fornecidos ao consultar multas DETRAN MS incluem a regularização de carteiras de habilitação estrangeiras e a aplicação de cursos de reciclagem e de atualização aos motoristas.

Um dos cursos mais importantes de reciclagem oferecidos pelo DETRAN Sul-Mato-Grossense é o de direção defensiva, que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito nas ruas e rodovias do Estado do Mato Grosso do Sul.

QUAL O SITE USADO PARA CONSULTAR MULTAS DETRAN MS

Não existe um único site oficial do DETRAN, uma vez que ele é um órgão que se divide entre os diversos estados que compõe a União.

Assim, para saber qual o site apropriado para entender a sua solicitação você precisa escolher o site do seu estado. O site do DETRAN do Mato Grosso do Sul é: http://www.detran.ms.gov.br/

ENDEREÇO DO DETRAN DO MATO GROSSO DO SUL

Posto: DETRAN do Mato Grosso do Sul
Endereço: Avenida João Eusébio Sobrinho
Número: 490
Bairro: Centro
Cidade: Ivinhema
Estado: Mato Grosso do Sul
CEP: 79740-000
Telefone:(67) 3442-1655

O SIGNIFICA DETRAN 

A sigla DETRAN significa Departamento Estadual de Trânsito. Você pode encontrar um conteúdo completo sobre os serviços do DETRAN do seu estado.

O QUE SIGNIFICA DENATRAN 

O significado da sigla DENATRAN é: Departamento nacional de Trânsito.

QUAL O HORÁRIO DE ATENDIMENTO 

Para realizar qualquer serviço inclusive consultar multas DETRAN MS os dias e horários são estes: Segunda à Sexta das 08:00 horas da manhã às 17:00 horas da tarde.

PORQUE VOCÊ DEVE CONSULTAR MULTAS DETRAN MS 

Ao consultar multas DETRAN MS, o morador do município passa a conhecer o verdadeiro estado do carro que está negociando. Dessa forma, fica totalmente consciente dos detalhes que um negócio tão sério como o de comprar um carro exige, por exemplo:

  • O carro possui restrições que o impedem de contratar um bom seguro de apólice?
  • O carro possui débitos? ( multas, documentação de licenciamento, seguro obrigatório.) Esses problemas precisam ser vistos e resolvidos antes de se fechar um negócio.
  • O carro tem histórico de sinistro, acidentes, colisões, danos ao veículo? Tudo isso, pode fazer com que o valor do veículo sofra uma queda na hora de negociar.
  • E acima de tudo, o vendedor está passando as informações verdadeiras do veículo que você deseja comprar?

Portanto, ao Consultar multas DETRAN MS que você está negociando, todas estas informações importantíssimas chegam ao seu conhecimento.

E com isso você, além de estar totalmente instruído a cerca do negócio que está fazendo. E também evita vários tipos de constrangimentos e frustrações futuras.

COMO CONSULTAR O DOCUMENTO DO SEU VEÍCULO 

Se você deseja saber como consultar multas DETRAN MS e ver a situação do seu veículo, entre no site oficial do seu estado e clique em Consulta de Veículo.

Depois disso, digite detalhadamente os números do RENAVAM do seu veículo, juntamente com a placa.

Em seguida, vá na tela que te da informações dos correios sobre as formas de entrega dos documentos do seu carro.

Você também pode saber sobre o IPVA – Imposto Sobre Propriedade de Veículos. Para dessa forma também efetuar o pagamento do IPVA do seu veículo.

COMO SABER SE O VEÍCULOS TEM MULTAS PELAS PLACAS 

Ao Consultar multas DETRAN MS você também pode saber se o veículos tem multas usando a placa. Para esse serviço, você deve acessar o site oficial DETRAN Mato Grosso do Sul e fornecer o código de CRLV que significa

Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos. Ou o CRV –  que significa Certificado de Registro de Veículos.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA CONSTAR NO SISTEMA O PAGAMENTO DO DOCUMENTO ?

Ao Consultar multas DETRAN MS, você vai saber que quando se paga o documento do veículo, em caso de retirada pessoal do documento, o prazo para entrega é de 2 a 3 dias.

No entanto, em caso d recebimento do documento através dos correios, o prazo mínimo é de 5 dias corridos.

Esses dados foram passados pelo DETRAN – Departamento de trânsito, e também pelo Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito.

QUAIS SÃO OS IMPOSTOS DE UM VEÍCULO?

Os impostos que fazem parte de um veículos automotivo são:
  1. ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  2. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
  3. COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  4. PIS – Programa de Integração Social
  5. IPVA – Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos.
  6. DPVAT e licenciamento.

COMO FUNCIONA O NOVO MODELO DE EMPLACAMENTO DE VEÍCULOS?

O trânsito brasileiro vai passar por uma mudança considerável em sua forma de emplacamento a partir do dia 31 de Janeiro de 2020.

A placa Mercosul será obrigatória para todos os DETRANS – Departamentos estaduais de trânsito do Brasil, ou seja, será uma lei nacional, válida em todo o território brasileiro.

Esse prazo foi definido pelo Contran – Conselho nacional de trânsito no dia 28 de Julho de 2019, esse sistema já deveria ter entrado em operação no ano de 2016, mas foi adiado por 6 vezes.

O novo modelo de emplacamento de veículos está liberado e entra em vigor para todo o Brasil. São mais de 450 milhões de combinações de novas placas.

Os especialistas do mercado de veículos consideram que pode levar até 100 anos para este número ser atingido, justamente por causa do crescimento do mercado atual. Vale lembrar que a lei do modelo de emplacamento Mercosul será válida apenas nos seguintes casos:

  • Será obrigatória para emplacamento de veículos zero Quilômetros.
  • Para mudança da categoria do veículo.
  • Em caso de furtos, roubos ou danos das placas de veículos.
  • Para fazer o registro do veículo ser transferido de município ou estado.

Atualmente o valor de um par de placas dianteira e traseira é de R$138,24 reais no primeiro emplacamento de veículo. No entanto, com a nova forma de placas Mercosul esse valor sobe para R$ 212,31 reais.

O novo modelo de emplacamento de veículos se encontra na resolução de número 780/2019. Caso algum departamento estadual de trânsito (DETRAN) não fizer a adesão, não conseguirá fazer o emplacamento de novos veículos.

COMO FUNCIONA O LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS?

O certificado de registro e licenciamento de veículo é um documento obrigatório que todo todo proprietário condutor de veículos automotivos no Brasil deve possuir.

Aliás, está previsto na lei 13.281/2016, que está em vigor desde o último dia 4 de maio de 2016.

A Lei suspende a obrigação do condutor apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo durante as fiscalizações de trânsito.

No entanto, ela só tem força de ação, se a autoridade que está o fiscalizando conseguir fazer uma consulta com as condições que o veículo apresenta, se o veículo não tiver nenhuma infração, o condutor será liberado.

O licenciamento de veículos oferece um número de registro do automóvel, onde cada estado brasileiro faz a emissão de um certificado em forma de documento padronizado, que é válido em todo o território nacional.

Esse certificado é gerenciado pelo DENATRAN e o Contran.

O licenciamento de veículos é obtido pelo condutor proprietário do automóvel, esse documento deve ser renovado todos os anos. Além disso, ele tem um porte obrigatório que é enviado pelos correios ao endereço dos motoristas.

O QUE É O DOCUMENTO CRLV?

O CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é o processo de emissão solicitado pelo proprietário do veículo, ou do seu representante legal.

Geralmente esse documento é requerido quando acontece alguma rasura, preenchimento incorreto ou de forma indevida, extravio, roubo ou furto do documento.

No CRLV está presente o número do Chassi, juntamente com a placa, a cor do veículo e informações sobre o CRV – Certificado de Registro de Veículos.

Dessa forma, qualquer tipo de mudança no automóvel requer uma autorização do DETRAN.

Se esse requerimento for aprovado, o proprietário ganha a autorização de mudar as características do documento do veículo, junto com o CRLV- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

O motorista que conduzir um veículo sem o CRLV, mesmo que tenha efetuado o pagamento do IPVA será taxado em R$ 53,20 de multa, com apreensão do veículo e perda de 3 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

COMO FUNCIONA O GRT – DETRAN?

A sigla GRT significa Guia de Recolhimento de Taxa, seu valor é de R$202,55 reais, e corresponde aos serviços de fiscalização de licenciamento e emissão de documento.
Essas novas regras valem para todos os procedimentos que um licenciamento de veículos atualmente obrigam.

COMO FUNCIONA O IPVA – IMPOSTO DE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTIVOS?

O IPVA é um imposto cobrado pelos Estados e pelo Distrito Federal. Todos os condutores de veículos automotivos são obrigados a efetuar seu pagamento. Nesse caso, o condutor tem 3 opções para pagar:

  1. Pagamento em Parcela única – Nessa forma de pagamento, o proprietário do veículo tem um desconto.
  2. Pagamento parcelado – Onde o proprietário pode efetuar em 3 parcelas – Janeiro, Fevereiro e Março.
  3. IPVA e Licenciamento – Onde o proprietário paga o IPVA junto ao licenciamento com juros.

O valor que se paga pelo IPVA é dividido da seguinte forma: 50% vai para o estado e 50% vai para o município onde o veículo foi emplacado.

Vale lembrar que não há obrigação nenhuma de usar o dinheiro arrecadado com o IPVA na manutenção das ruas, estradas, ou em quaisquer outras ações relacionadas ao trânsito.

QUAL O VALOR DO IPVA DO SEU VEÍCULO 

Ao Consultar multas DETRAN MS, você vais saber que o valor do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos automotivos é de 4% do valor do veículo.

Ou seja, se o seu carro vale R$ 30.000,00 reais, o valor do seu IPVA será equivalente a R$ 1.500,00 reais.

O IPVA pode ser pago em um  única parcela, ou em até 3 parcelas divididas, com vencimentos em Janeiro, Fevereiro e Março.

Vale lembrar que o não pagamento do IPVA gera dívida ativa do seu veículo após 30 dias do vencimento, com juros de 0,33% ao dia, 20 % após um mês e 40 % de juros adicionais do processo de seu veículo.

Ao Consultar multas DETRAN MS, você vai saber como gerar uma fatura de IPVA em caso de atraso.

Para esse serviço, basta você acessar o site oficial do DETRAN da secretaria da Fazenda do seu estado e solicitar a guia de pagamento e regularização dos documentos por nome de GRD – Guia de Regularização de Débitos.

O passo seguinte é escolher a forma de pagamento que melhor se encaixe em suas condições, lembrando que você pode fazer o pagamento integral dessa dívida. Portanto, se preferir parcelar e assim pagar mensalmente com juros e correções acrescentados.

A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM SEGURO DE VEÍCULOS

Quando você decide comprar um carro, acima de tudo é um sonho realizado, pois com certeza algum esforço foi feito para que esse objetivo fosse alcançado.

Uma das coisas mais importantes de um carro, é fazer um seguro de veículos, acesse um conteúdo completo que vai te ajudar saber como contratar uma boa apólice.

Vale lembrar que um seguro de veículos pode ser o seu grande benefício em caso de qualquer problema que possas acontecer.

Ou seja, você pode ser ressarcido em qualquer prejuízo que envolva, seu carro, os carros de terceiros e as pessoas envolvidas em qualquer tipo de problema no trânsito, como por exemplo:

  • Colisões em acidentes de trânsito.
  • Colisões em acidentes para terceiros ( Se o seu plano de seguros fizer a cobertura).
  • Danos físicos.
  • Roubos ou furtos de  veículos que possuem seguro de veículos.
  • Danos no veículos.
  • Serviço de Guincho em caso do carro quebrar.

Esses são alguns dos serviços que estão a sua disposição se você tiver um seguro de veículos. Portanto, uma boa navegação na internet pode facilitar muito a adesão de um seguro de veículos por parte de quem está interessado em obter informações. E isso vale para todas as partes do Brasil.

Ele é um conteúdo completo que vai te ajudar saber como contratar uma boa apólice. E isso vale para todas as partes do Brasil, inclusive para Consultar as condições do seu veículo.

CONCLUSÃO

Você que é condutor de qualquer modelo e categoria de veículos tem o direito de saber como estão as condições do seu veículo.

Sendo assim, para consultar multas DETRAN MS é um dos meios mais fáceis de você conseguir as informações que tanto necessita de todos os assuntos que envolvem o seu veículo.

Portanto, nós da equipe Consultar Carros ficamos muito felizes por poder ajudar os motoristas em geral de todas as classes.

E essa é a razão de prepararmos esse conteúdo tão importante que te dá condições de saber como consultar multas DETRAN MS.

Sendo assim, desejamos que você realmente se sinta satisfeito com as informações aqui passadas possam te ajudar a saber como consultar multas DETRAN MS.

Dessa forma, se este artigo foi útil e satisfatório, compartilhe-o e indique-o para seus amigos.

Ou pessoas que fazem parte do seu dia a dia e que de alguma forma necessitam consultar multas DETRAN do Mato Grosso do Sul, um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *