Consórcio De Veículos – Adesão e Contemplação
CONSÓRCIOS

Consórcio De Veículos – Adesão e Contemplação

Anúncios

Neste artigo, você vai obter informações sobre como funciona um consórcio de veículos e suas formas de contemplação.

Também suas vantagens e benefícios que na maioria das vezes, são extremamente apropriadas para situação financeira que nos encontramos.

O sonho de muitas pessoas, com certeza é a conquista do seu veículo, seja ele carro ou moto. No entanto, esse desejo requer muito dinheiro.

E o consórcio de veículo se torna a longo prazo uma excelente alternativa para poder conquistar um veículo sem ter que pagar juros exorbitantes como no contrato de financiamento.

A importância do consórcio de veículos

Muitos não possuem a quantia necessária, por isso, a única e melhor alternativa, é a solicitação de um crédito.

Anúncios

E o crédito em questão, trata-se do financiamento que possuí a única vantagem de realizar a compra do veículo no ato da contratação.

Contudo os juros são altíssimos, ainda mais quando a operação é sem entrada. Um financiamento possui três modalidades, sendo uma delas, o consórcio, e é sobre a mesma que trataremos neste artigo.

Portanto, para que você possa ter mais informações continue lendo para ter acesso a todas as nossas informações e poder sanar de uma vez por todas, todas as suas dúvidas relacionadas a este assunto.

O Que é e Como Funciona Um Consórcio De Veículos?

Como previamente dito, um consórcio trata-se de uma das modalidades de um financiamento de veículos.

Anúncios

Uma das coisas que mais diferenciam essa modalidade das outras, é o fato de basear-se na construção de um grupo, na qual cada integrante pode ser chamado de consorciado ou de cotista.

Todos os que compõem o grupo, possuem um objetivo em comum, a conquista de seu automóvel.

Enfim, um consórcio de veículo funciona da seguinte maneira: cada um desses consorciados, deverá pagar um valor a cada mês (o valor será definido pela instituição, através de uma análise feita pela mesma).

Mas apesar de você estar pagando, você ainda não estará em posse do seu veículo, e para isso, é necessário que seu nome seja sorteado. Coisa que acontece uma vez ao mês.

Quando isso acontecer, você finalmente poderá escolher a moto, carro ou outro veículo que deseja comprar, e então, realizar o pagamento do financiamento através de parcelas.

Pagando as parcelas em dia

As prestações devem ser pagar através de débito em conta ou boletos que possuem informações gerais sobre o grupo como novidades, número de pessoas sorteadas no mês anterior, entre outras coisas.

Vale ressaltar que o valor das prestações se alterarão, já que será feito um novo cálculo, analisando o número total de parcelas, a taxa de juros mensal.

E ainda por cima, será descontado/abatido, o valor que você já havia pago, antes de ser contemplado, ou seja, sorteado.

Mas enquanto isso não acontece, o que você deve fazer, é efetuar o pagamento correto das prestações, pois diferente do que muitos pensam, a preferência de quem realiza o consórcio, são aqueles que os pagam devidamente.

Os pagamentos e contemplações é de plena responsabilidades das administradoras. Já quem fiscaliza todo o andamento, do consórcio, é o Banco Central do Brasil.

Os consórcios de carros, possuem planos, cujo número de parcelas podem variar entre 50, 60, 70, 80 ou até 120 meses. Já os financiamentos de motos, são com números de parcelas menores que vão desde 25, 26, 50, 60 até 70 meses.

Quais as outras maneiras de ser contemplado em um consórcio de veículos?

Apesar do sorteio ser a principal alternativa de você conquistar a sua carta de crédito, um consórcio de veículo ainda apresenta outras alternativas de ser contemplado.

A contemplação garante que você possa ter a posse do seu veículo, por isso, todos que formam o grupo, anseiam pelo sorteio. Mas a sorte não está com todos, não é mesmo? Por isso, ainda tem como você realizar lances.

Os lances em questão, funcionam como um leilão, na qual os consorciados que oferecem o maior valor de lance (que depois será descontado das parcelas), poderá então ser contemplado.

Mas caso nem o sorteio e nem os lances derem certo para você, ainda há o encerramento. Como o próprio nome diz, você terá acesso a sua carta de crédito, ao fim do consórcio.

Isso para muitos será uma desvantagem, mas pelo menos, já terá pago uma boa parte da quantia referente ao valor total do bem.

Mas é essencial que enquanto isso, continue pagando corretamente cada uma das parcelas do seu consórcio.

Para mais informações sobre-o mundo dos consórcio de veículos, acesse nosso material e fique por dentro de todas as informações.