Como ver CNH digital pelo CPF |

Como ver CNH digital pelo CPF

Anúncios

Como ver CNH digital pelo CPF? Ter acesso à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital é uma forma mais prática e segura de portar esse importante documento.

Hoje em dia, é possível acessar a sua CNH digital pelo seu CPF. Neste artigo, trataremos deste processo passo a passo para que você possa usufruir dessa comodidade oficialmente legitimada pelo Detran.

Anúncios

Seja para evitar multas, ou somente facilitar a acessibilidade, entendercomo acessar sua CNH digital é fundamental. Traremos, aqui, tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é a CNH Digital

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) introduziu a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) em 2017.

Anúncios

Essa versão eletrônica tem o mesmo valor legal da versão impressa, pois inclui todas as informações presentes na versão física da CNH.

O processo de obtenção da CNH digital é bastante simples, e o usuário pode acessá-la por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS.

No entanto, antes de solicitá-lo, é essencial que a CNH física esteja com o QR Code (disponível nas versões emitidas após maio de 2017).

Credibilidade das informações na CNH Digital

Sobre a segurança e credibilidade do processo, vale ressaltar que o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.

É desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), uma empresa pública federal, para o Denatran.

O aplicativo possui mecanismos de segurança para proteger as informações do usuário e o documento apresentado tem a mesma validade legal que a CNH impressa.

Segue o passo a passo para obter CNH digital pelo CPF:

1. Verifique se a sua CNH possui o código QR: Esse código é essencial para escanear e obter a versão digital.

2. Crie uma conta no portal de serviços do Denatran: O usuário precisa criar uma conta no portal de serviços do Denatran.

É importante lembrar que, durante o cadastro, será solicitado ao usuário que preencha informações como CPF, data de nascimento, nome da mãe e número da habilitação.

3. Ative a conta: O Denatran enviará um link para o e-mail do usuário para ativar a conta.

4. Solicite a CNH Digital: Após a ativação da conta, o usuário deve logar no sistema e solicitar a versão digital.

5. Instale o app CDT: Em seguida, o usuário deve baixar e instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu telefone.

6. Faça login no app Carteira Digital de Trânsito (CDT): Com o app instalado, o passo seguinte é fazer login no aplicativo usando o CPF e a senha cadastrada no Portal de Serviços do Denatran.

7. Importe a CNH: Ao efetuar o login, o usuário deve acessar a opção “Habilitação”, para adicionar a CNH.

8. Crie uma senha de 4 dígitos: Para proteger os seus documentos, o usuário deverá criar uma senha de 4 dígitos.

9. Aparecerá a imagem da sua CNH: Agora, o usuário só precisa acessar a CNH digital sempre que precisar, usando a senha de 4 dígitos criada no passo 8.

10. CNH verificada: Uma vez que a CNH digital é carregada, ela pode ser usada legalmente, do mesmo modo que você usaria a CNH física.

Leia também: CNH Social

Benefícios

Um benefício importante da CNH digital é que ela é sempre acessível, desde que você tenha seu telefone consigo. Além disso, a CNH digital é protegida por senha, tornando-se mais segura contra roubo de identidade.

Além disso, a CNH Digital dispõe de autenticação em dois fatores, para confirmar a propriedade do documento sempre que o usuário tentar acessar a CNH via aplicativo.

Importante: o usuário precisa ter a CNH com o QR Code para ter acesso à versão digital. Caso a sua CNH seja mais antiga (sem o código), você precisará solicitar uma segunda via do documento.

Além disso, para a segurança do usuário, é sempre importante manter o aplicativo devidamente atualizado.

pt_BRPortuguese