Como Consultar Veículos pelo Chassi |

Como Consultar Veículos pelo Chassi

Anúncios

Este artigo vai trazer informações relevantes que vão te ajudar a conhecer as verdadeiras condições ao consultar veículos pelo Chassi de um veículo, e modelo de carro pelo chassi.

Portanto, se você tem um carro ou está pensando em adquirir um, vai saber o que é preciso para consultar chassi grátis.

Anúncios

Ao comprar um carro, o cliente tem o direito de conhecer suas condições e o histórico do veículo em negociação, e fazer a consulta pelo chassi.

Sendo assim, você pode consultar veículos pelo chassi e com isso pesquisar detalhadamente. Tanto o veículo que já está sobre sua propriedade, quanto o veículo que está comprando.

Anúncios

Temos a consciência de que um dos mercados que mais se desenvolvem no Brasil é o de veículos automotores. Dessa forma, muitos veículos se encontram com sérios problemas de documentação.

E também não são poucos os que estão com problemas em seu chassi. Então, é necessário sim consultar veículos pelo chassi ter o maior número de informações possíveis com relação ao seu veículo.

Leia também| Descubra o Renavam de um veículo de forma gratuita usando um aplicativo

O que é o chassi de um veículo

O chassi do veículo apresenta a documentação de um veículo, ele é tão importante que torna seu carro único, mesmo que exista milhões de modelos como o seu.

Sendo assim o documento de chassi, funciona como se fosse o RG do seu automóvel, você também pode consultar a numeração de motor.

O chassi é formado por 17 caracteres, uma composição de letras e números que marcam seu carro de forma única em todo o território nacional.

Portanto, o chassi de um veículo, compõe partes importantíssimas de sua estrutura, pois nele está a plataforma que dá condições do carro transportar e suportar todas as suas cargas.

Em outras palavras, ele é a espinha dorsal do carro, que evita o desmonte do veículo em meio sua locomoção.

Porém, o que mais chama a atenção no chassi de um veículo é justamente a facilidade que ele dá aos consultores de checar sua identificação.

Atualmente no Brasil, existem muitos carros, diariamente roubados e furtados, a secretária de segurança pública sempre mostra com alarde essa triste realidade em nosso país.

Uma das táticas de quem rouba carros, é a adulteração do número de chassi do carro. Pois isso impossibilita a identificação por parte do proprietário do carro.

Sendo assim, é indispensável o proprietário saber onde fica o número para consultar o veículos pelo chassi.

Como consultar veículos pelo Chassi

Para consultar veículos pelo chassi necessário conhecer o significado de cada número ou letra que compõe um chassi de veículos.

Portanto neste ponto, vamos explicar detalhadamente e assim informar sobre o chassi do seu carro. Confira.

Em um chassi de carro, os dois primeiros caracteres indicam a região de fabricação do automóvel. Sendo assim, no Brasil se identifica chassi pelas letras A a E, e os números de 3 a 9.

Assim, se identifica a fabricação de um carro no Brasil. Por isso, um chassi pode compor de 9A a 9E e de 93 a 99.

Depois disso, vem o significado da montadora oficial do fabricante. Por exemplo: A letra V indica que o carro foi fabricado pela Volkswagen.

Para a letra F segue a fabricação da Ford, da mesma forma a letra G indica a fabricação da Chevrolet ou a General Motors e assim por diante.

Dicas para fazer a consulta

Seguindo a explicação de como consultar veículos pelo chassi, vem um conjunto de 5 números que informam sobre o modelo do veículo.

Nessa parte a codificação fica por conta da montadora oficial do carro, que vai mostrar o motor, a carroceria, a versão e outros detalhes.

Um caractere é bem detalhado, na comunicação de instruir sobre o ano da fabricação do veículo. Sendo assim, a letra A pode indicar a fabricação do ano de 1980, o número 9 indica para 2009.

E em seguida, vem um caractere para identificar o local de fabricação do carro.

E por fim, os demais caracteres identificam as demais informações da série do automóvel. Sendo assim essas configurações são individuais na consultar veículos pelo chassi.

Por isso é o conjunto de caracteres que mais tem variações na composição de um chassi. É óbvio que isso acontece em uma frota de veículos que fazem parte de um mesmo modelo, local e ano de fabricação.

Como verificar o Chassi Pelo RENAVAM

Atualmente, os condutores têm a sua disposição a opção de consultar carros por CPF + o número do Renavam. Dessa forma, será fornecer os números que compõem o código do Renavam.

Sendo assim, para esse serviço, o condutor deve escolher um plano e inserir os créditos que dão condições de se fazer qualquer consulta e serviço.

Como funciona o novo modelo de emplacamento de veículos

O trânsito brasileiro vai passou por uma mudança considerável em sua forma de emplacamento a partir do dia 31 de janeiro de 2020.

A placa Mercosul será obrigatória para todos os DETRANS – Departamentos estaduais de trânsito do Brasil, ou seja, será uma lei nacional, válida em todo o território brasileiro.

Esse prazo foi definido pelo Contran – Conselho nacional de trânsito no dia 28 de julho de 2019, esse sistema já deveria ter entrado em operação no ano de 2016, mas foi adiado por 6 vezes.

O novo modelo de emplacamento de veículos está liberado e entra em vigor para todo o Brasil. São mais de 450 milhões de combinações de novas placas.

Os especialistas do mercado de veículos consideram que pode levar até 100 anos para este número ser atingido, justamente devido ao crescimento do mercado atual. Vale lembrar que a lei do modelo de emplacamento Mercosul será válida apenas nos seguintes casos:

  • Será obrigatória para emplacamento de veículos zero Quilômetros.
  • Para mudança da categoria do veículo.
  • Em caso de furtos, roubos ou danos das placas de veículos.
  • Para fazer o registro do veículo ser transferido de município ou estado.

Atualmente o valor de um par de placas dianteira e traseira é de R$138,24 reais no primeiro emplacamento de veículo. No entanto, com a nova forma de placas Mercosul esse valor sobe para R$ 212,31 reais.

O novo modelo de emplacamento de veículos se encontra na resolução de número 780/2019.

Caso algum departamento estadual de trânsito (DETRAN) não fizer a adesão, não conseguirá fazer o emplacamento de novos veículos.

Quais as informações do seu veículo são apresentadas no Chassi

Dentre as informações expostas neste artigo estão as condições que uma consultar veículos pelo chassi pode dar. Sendo assim, um veículo pode ser completamente conhecido e identificado com essa pesquisa. Vejamos.

  • A localidade regional da fabricação do automóvel.
  • A posição geográfica de nacionalidade de fabricação.
  • O número de série veículo consultado.
  • O ano do carro pelo Chassi.
  • O modelo de motor do veículo.
  • A verificação do chassi de maneira digitalizada.
  • E os equipamentos de segurança que fazem parte do carro.

Essas informações são necessárias e acima de tudo ajudam demais os proprietários a conhecer profundamente o seu carro.

Por isso, consultar veículos pelo chassi, tem sido muito solicitado principalmente por quem esta negociando um carro.

Você pode obter informações completas e atualizadas acessando o site oficial do DENATRAN(Departamento nacional de trânsito), em seu estado.

Conclusão sobre consultar veículos pelo Chassi

No site consultar carros também está especificado conteúdos onde indicam os DETRAN de todo o País.

Em conclusão, desejamos que todos os interessados em negociar um carro, façam uma consulta do carro pelo chassi e assim possam conhecer de fato os detalhes do veículo negociado.

Da mesma forma, proprietários de veículos que estão com dúvida da origem de seus respectivos carros façam o mesmo e assim de informem sobre seu carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese