Como Consultar Carros Roubados No DETRAN / SP

Publicidade

Você sabia que é possível consultar carros roubados no DETRAN / SP? Se você tem um veículo, ou está negociando a compra de um novo carro, ou moto, este artigo é essencial saber o seu procedimento.

Este procedimento deve ser levado a sério, ele mostra as condições totais de um veículo. O atual sistema que possibilita saber como consultar carros roubados, tem um desenvolvimento muito rápido e objetivo.

Publicidade

Através dele, é possível difundir em qualquer lugar do Brasil as consultas pelas placas dos veículos automotivos com ocorrências de Roubo ou Furto.

Dessa forma, é preciso saber como consultar carros roubados pela placa de maneira correta e utilizando os serviços que estão disponíveis.

Publicidade

Portanto, as informações que estão dispostas nesse texto do site Consultar carros são oriundas de serviços prestados pela SSP – Secretária de Segurança Pública.

O telefone mais usado para esse tipo de serviço é o 190, e consequentemente os registros de Roubos e furtos de veículos na Polícia Civil.

Seu grande objetivo é facilitar o trabalho de como consultar carros roubados no DETRAN / SP. Portanto, se você necessita fazer uma consulta confira nossas dicas aqui.

Como Consultar Carros Roubados No DETRAN / SP

Existem algumas maneiras bem facilitadas de consultar carros roubados pela placa. Por isso, nós vamos mostrar aqui como fazer este procedimento de maneira correta:

1 – A maneira mais facilitada de consultar carros roubados é anotando sua placa: Este é o primeiro e mais importante passo para realizar este procedimento.

2 – Com a placa do carro anotada, acesse o site da Polícia Civil: https://www.policiacivil.pr.gov.br. Ao acessar o site, solicite o serviço que você deseja realizar. Se o veículo for roubado, é necessário abrir um B.O – Boletim de Ocorrência.

Publicidade

3 – Também é possível consultar carros roubados pela placa através do codificador do Chassi. Esta ferramenta retorna informações atualizadas sobre as condições do veículo que está sendo consultado.

4 – Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam: Aqui são mostradas detalhadamente todas as informações do veículo.

  • Data da última atualização dos dados.
  • Número e Remarcação de Chassi.
  • Motor e número de motor.
  • Número do Renavam.
  • Ano e modelo do veículo.
  • Tipo do veículo.
  • Demais informações.

5 –  Informações sobre as restrições do veículo: Aqui são mostrados os problemas com documentação como a Baixa do Gravame se o veículo foi financiado, IPVA – Licenciamento e Seguro Obrigatório, e multas.

Como Consultar Carros Roubados no DETRAN / SP

Uma outra maneira de consultar carros roubados pela placa é através do site oficial do DETRAN do seu estado. Para esse tipo de consulta basta seguir este procedimento:

Passo 1 – Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado. Vamos usar o DETRAN de São Paulo como exemplo:

Passo 2 – No site do DETRAN, acesse a opção de serviços disponíveis para débitos e restrições, vistorias e veículos terceirizados:

Passo 3 –  Esta é a principal etapa: Clique em Registro de Roubo e Furto do Veículo: O sistema do site do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito vai trazer as informações atualizadas nas condições do veículo.

Passo 4 – Depois de fazer estes procedimentos de maneira correta, digite o número da placa do veículo e solicite a consulta de carros roubados no DETRAN / SP.

Como Consultar Carros Roubados No DETRAN / SP com o Aplicativo SINESP

Como bem sabemos, os aplicativo tem ocupado um lugar especial na vida das pessoas que estão sempre conectadas na internet. Dessa forma, também é possível consultar carros roubados pela no DETRAN / SP usando o aplicativo SINESP, confira:

  • Acesse o aplicativo SINESP. Ele está disponível para Android no Google Play e Smartphones no APP store.
  • Clicar em veículos.
  • Inserir o número da placa do veículo.
  • Clicar na opção “Checar situação”.

Informando corretamente o número da placa, ou do Renavam do veículo, é possível consultar carros roubados de maneira rápida e prática na delegacia.

Além disso, com toda a segurança que o sistema oferece a população para buscar por veículos furtados ou roubados de acordo com seu estado.

É um serviço muito simples e rápido, além de total segurança, dentro de 5 segundos, o sistema Sinesp vai fornecer informações gerais dos veículo checado.

Se tudo estiver ok, eles vão mandar a mensagem dizendo que está tudo legal. No entanto, se o veículo apresentar algum problema, eles também vão avisar de forma atualizada e detalhada.

O Histórico de Carros Roubados No Brasil

O Brasil tem um número alarmante de veículos roubados ou furtados, as estatísticas mostram que a cada 1 minuto 1 automóvel é roubado ou furtado.

O Estado do Rio de Janeiro é o grande líder nesse tipo de crime, calcula-se quem cerca de 1 milhão de veículos são roubados por ano.

Em seguida vem o estado de Goiás, com aproximadamente 500 mil crimes anuais e depois disso, vem o Estado de Pernambuco com seus quase 300 mil casos.

Sendo assim, cada dia que passa a SSP – Secretária de Segurança Pública tem investindo pesado contra esses casos, e a facilidade para consultar carros roubados atualmente é muito grande.

Recomendamos a leitura do artigo: Aplicativo DETRAN SP – Como baixar e Usar

Em alguns Estados Brasileiros, quando o proprietário de um veículo roubado ou furtado, ele tem direito de reembolsar o valor do IPVA – Imposto de Propriedade de Veículos Automotivos, mesmo se o seu veículo for encontrado.

No entanto, esse valor não é nada perto do constrangimento de ter um carro roubado ou furtado. O serviço de de consultas a veículos roubados pode ser feito em todos os DETRANs do Brasil.

Porque Você Deve Consultar Carros Roubados No DETRAN / SP

Consultar carros roubados é fundamental para saber a origem de um veículo, esse serviço pode ser feito de maneira rápida e segura, pois é o próprio Governo Federal que disponibiliza as condições de se checar a situação de um veículo.

Esse trabalho foi criado em 2014, pelo Ministério da Justiça e Cidadania em conjunto com a Secretária Nacional de Segurança Pública.

Esses dois importantes órgãos brasileiros criaram o aplicativo Sinesp Cidadão – Sistema Nacional de Segurança Pública, onde é possível consultar carros roubados, furtados ou até mesmo clonados em todo o Brasil.

Além de consultar carros roubados pela placa, o aplicativo proporciona aos usuários fazer a busca por pessoas desaparecidas com verificação e mandatos de prisão.

Dessa forma, esse sistema ajuda Polícia a investigar o automóveis que passam por blitz. Se o cidadão quiser interagir, ele pode participar de enquetes sobre segurança pública no Brasil.

Vale lembrar que desde que o Sinesp foi criado, ficou muito mais fácil consultar carros roubados, e se tornou um dos meios mais efetivos em encontrar veículos roubado, ou furtados.

Os números são animadores, cerca de 150 mil automóveis encontrados em 1 ano e meio, tudo isso com o uso do aplicativo Sinesp. Para esse serviço, também recomendamos a leitura do artigo: Como consultar carros em meu nome.

Como Funciona o Contato Para Consultar Carros

As informações disponíveis dos automóveis roubados ou furtados estão no banco de dados do DENATRAN – Departamento de Trânsito Nacional. O DENATRAN é responsável por tudo o que acontece no trânsito do território nacional.

Ele fiscaliza o cumprimento das normas e leis estabelecidas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito.

Portanto é de suma importância que os condutores e proprietários de veículos conheçam como funciona os órgãos responsáveis pelo trânsito brasileiro.

Sendo assim, as entidades do SNT fazem a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito. Ultimamente o grande investimento desses órgão tem sido na rapidez para consultar carros roubados.

Para se informar detalhadamente sobre o funcionamento dos órgãos que compõem o DENATRAN acesse o site oficial do Departamento Nacional de Trânsito: www.denatran.gov.br.

Ali estão bem explicados todos os detalhes que vão ajudar os usuários a consultar carros roubados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *