Carteira Nacional de Habilitação Suspensa
CNH

Carteira Nacional de Habilitação Suspensa

Anúncios

Neste artigo, você vai obter informações atualizadas sobre uma situação muito constrangedora, vamos falar sobre a Carteira Nacional de Habilitação suspensa.

Este é um assunto que requer dos condutores de veículos muita atenção, pois pode acontecer como qualquer um a qualquer momento. O Brasil é um dos recordistas mundiais na emissão de CNH.

Somente no ano de 2019, foram contabilizadas mais de 60 milhões ativas, sendo que quase 28 milhões tem o QR Code, uma ferramenta digital que ajuda os condutores a baixar a CNH digital.

No entanto, o Brasil também é um dos recordistas mundiais quando o assunto é Carteira Nacional de Habilitação suspensa.

Ou seja, os condutores brasileiros cometem muitas infrações no trânsito, causando dessa forma, a impossibilidade de dirigir um veículo legalmente.

Anúncios

Portanto, nós vamos mostrar detalhadamente nesse breve texto, o porque muitas CNHs são suspensas no Brasil. Além disso, também vamos mostrar como resolver essa questão de forma atualizada, por isso recomendamos a leitura desse conteúdo por completo.

A realidade dos condutores de veículos no brasil com relação a cnh

Os números de CNH suspensas aumentam muito todos os anos, para termos uma ideia, em 2019, foram contabilizados 71% de aumento nos documentos de CNH com relação a 2018.

No entanto, muitos condutores sequer tem o entendimento detalhado dos fatores que causam infrações e consequentemente a impossibilidade de dirigir um veículo. Confira os motivos que fazem da Careira Nacional de Habilitação Suspensa:

1 – Carteira Nacional de Habilitação por Soma de Pontos

O grande e principal motivo para um CNH ser suspensa, é a soma dos pontos que fazem parte do documento.

Anúncios

Atualmente no Brasil, cada CNH tem 20 pontos, sendo assim, quando um condutor de veículos acumula o limite desses pontos, ele recebe uma notificação do DETRAN do seu estado dizendo que seu direito de conduzir um veículo está suspenso.

Um detalhe importante, é que os pontos são somados de acordo com cada tipo de infração cometida pelo condutor nos últimos 12 meses, ou seja, 1 ano:

  • Infrações leves: 3 pontos.
  • Infrações médias: 4 pontos.
  • As infrações graves: 5 pontos.
  • Infrações gravíssimas: 7 pontos.

Portanto, quando um infrator ultrapassa o limite de 20 pontos em sua CNH, ele tem a mesma suspensa e necessita fazer uma reciclagem em algum CFC – Centro de Formação de Condutores em sua cidade.

Ao fazer a reciclagem, ele receber novamente o direito de conduzir veículos de acordo com as categorias da sua Carteira Nacional de Habilitação.

Se você deseja saber detalhadamente sobre a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica, leia atentamente o artigo: Como baixar a CNH digital aqui mesmo no site Consultar Carros. Com certeza, os condutores de veículos cometeram alguma infração que causou a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação.

A condição dos Infratores Reincidentes

Quando um condutor comete infrações que ultrapassam o limite de 20 pontos, ele tem a Carteira Nacional de Habilitação Suspensa. Sendo assim, ele faz uma reciclagem e recebe novamente sua CNH pronto para ser usada.

No entanto, ele fica registrado no sistema do DETRAN do seu estado, caso ele ultrapasse novamente os 20 pontos de limite em sua CNH no prazo de 12 meses, ou 1 ano, seu documento será novamente suspenso e dessa vez a punição para este infrator será maior.

Essa punição pode ter no mínimo 6 meses de duração, e no máximo 2 anos ininterruptos dependendo é claro da infração cometida.

Ou seja, é uma situação constrangedora, justamente porque ele pode precisar da CNH para uso em seu dia a dia, como, por exemplo, o trabalho ou a locomoção para lugares importantes como a escola.

Qual a penalização para dirigir com a cnh suspensa?

Este é um dos pontos mais importantes desse texto, a Carteira Nacional de Habilitação suspensa, impede completamente o condutor de dirigir veículos.

Sendo assim, se ele está com a CNH suspensa sendo parado em uma blitz ou bloqueio policial, ele pode ser condenado a detenção de 6 meses a 1 ano. Além disso, sua CNH será cassada e com multa.

Dessa forma, quando o tempo de suspensão da CNH acabar, ele terá que fazer todo o procedimento de emissão da Carteira Nacional de Habilitação novamente, desde o início, e passando pela permissão de dirigir novamente com 1 ano sem nenhum tipo de infração.

Quais São as Infrações que Causam a Suspensão da CNH?

Veja detalhadamente quais são as infrações que fazem da Carteira Nacional de Habilitação suspensa:

1 – Conduzir um veículo alcoolizado: Suspensão de 12 meses da CNH.

2 – Conduzir um veículo em velocidade superior a 50% do limite permitido: 2 a 7 meses de suspensão no direito de dirigir.

3 – Ultrapassar forçadamente veículos em sentidos opostos: Suspensão de 4 a 12 meses no direito de dirigir.

4 – Motociclistas que transportarem crianças menores de 7 anos na garupa: 1 a 3 meses de suspensão.

5 – Transpor bloqueio ou Blitz policial: 1 a 3 meses de suspensão.

6 – Conduzir uma moto com faróis apagados mesmo durante o dia: 1 a 3 meses de suspensão.

7 – Conduzir motocicleta com ou sem passageiro sem o capacete de segurança: Suspensão de 1 a 3 meses.

8 – Conduzir moto em apenas uma roda ou fazendo malabarismos: Suspensão de 1 a 3 meses.

9 – Efetuar manobra perigosa: suspensão de quatro a 12 meses.

10 –  Fazer e participar de competições que envolvem veículos sem a permissão de autoridades de trânsito: Suspensão do direito de dirigir de 4 a 12 meses.

11 – Ameaçar pedestres enquanto conduz um veículo: Suspensão de 1 a 3 meses.

12 – Omitir socorro a vítima em caso de acidente no trânsito: 4 a 12 meses de suspensão no direito de dirigir.

13 – Disputar corrida por espírito de emulação: suspensão de quatro a 12 meses.

Como o Condutor fica sabendo se a CNH foi suspensa?

O DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito envia uma notificação pelos correios e o condutor então fica ciente da sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa.

Portanto, os dados cadastrais devem estar atualizados. Dessa forma, se qualquer coisa de errado acontece com sua CNH, você fica informado detalhadamente o mais rápido possível.

O condutor recebe de volta sua Carteira Nacional de Habilitação quando ele cumpre o prazo de suspensão e faz a reciclagem comprovando condições de voltar a dirigir um veículo.

Sendo assim, é interessante que o condutor de veículos sempre faça consultas sobre sua pontuação na CNH.

Para isso, basta ele acessar o site do DETRAN do seu estado e solicitar a verificação dos pontos que estão vigentes durante aquele ano. No entanto, ele pode fazer essa consulta baixando o aplicativo da CNH digital em seu aparelho celular.

Encerramos este artigo desejando que você não passe por essa situação constrangedora de ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa.

No entanto, se você se encontra nessa condição, cumpra rigorosamente as normas, faça sua reciclagem e volte a dirigir com responsabilidade e segurança dentro das leis de trânsito no Brasil.

Não vale a pena se arriscar dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa, essa atitude pode causar muitos e graves problemas piores do ter sua CNH impossibilitada por apenas alguns meses.