Ar Condicionado Automotivo: Como Funciona - Problemas Comuns e Como Evitá-los |

Ar Condicionado Automotivo: Como Funciona – Problemas Comuns e Como Evitá-los

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Até recentemente, o ar condicionado automotivo era considerado um extra opcional caro, instalado apenas nos carros de primeira linha e considerado não realmente necessário para o nosso clima temperado.

Hoje em dia, no entanto, é adequado para todos os modelos, exceto os mais básicos, e seus benefícios são apreciados pela maioria de nós, sendo o mais óbvio que nos dá um ar fresco e agradável nos dias quentes de verão.

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Este não é seu atributo mais útil no entanto. Ele tem a capacidade adicional de secar o ar dentro da cabine e isso reduz a tendência de os vidros embaçarem em dias úmidos, além de mantê-lo mais acordado e alerta em viagens mais longas.

Como funciona o ar condicionado automotivo? 

Bem, sem se aprofundar muito na física da coisa, ele usa o princípio de que para mudar o estado de uma substância de líquido para gás e depois de volta para líquido novamente, a substância tira e emite energia na forma de calor.

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Para uma substância, e usaremos a água como exemplo, para mudar de um líquido para um gás, é preciso muita energia térmica para fazer essa transformação.

Quando você sai do banho, mesmo em um dia quente você sente frio. Isso ocorre porque a água em seu corpo leva energia térmica de sua pele para transformá-la em gás e evaporar

O sistema de ar condicionado faz a mesma coisa, e tentarei explicar brevemente a função do sistema.

O trabalho do compressor de ar

Um compressor faz exatamente como o nome sugere e comprime o gás refrigerante. A compressão do gás faz com que ele aumente de temperatura e também tem o efeito de aumentar o ponto de ebulição.

Ele flui para um condensador onde o gás quente e comprimido se condensa em um líquido quente, liberando calor à medida que muda de estado.

O condensador é a parte da frente do carro que se parece com outro radiador. Em seguida, flui através de um restritor e, do outro lado do restritor, a pressão reduz drasticamente

Em seguida, flui para um evaporador onde o líquido de baixa pressão evapora em um gás. À medida que muda de estado de volta para um gás, extrai calor de seus arredores

O ar que entra no sistema de aquecimento do seu carro passa pelo evaporador e, ao fazê-lo, o calor é removido pelo evaporador frio, para que você receba um ar frio agradável na cabine.

Como evitar problemas com o ar condicionado automotivo

Agora, como o evaporador está frio e o ar que flui sobre ele está substancialmente mais quente, a água condensa na superfície.

Isso é muito parecido com quando você pega uma cerveja bem gelada da geladeira, a garrafa fica instantaneamente molhada e você tem que colocá-la em um porta-copos para evitar que ela deixe uma marca em sua mesa polida.

É aqui que o sistema seca o ar na cabine, retirando a umidade do ar de entrada que passa pelo evaporador, como descrevi anteriormente, e também por que você pode ver a água pingando debaixo do carro depois de estacionar.

Então isso é ar condicionado automotivo em poucas palavras, mas não termina aí. Para manter seu ar condicionado funcionando de forma eficiente, há uma certa quantidade de manutenção de rotina necessária.

A refrigeração precisa de muita atenção

No circuito refrigerante existe uma pequena quantidade de um óleo especial que é transportado pelo sistema pelo gás refrigerante.

Trata-se do óleo Polialquileno Glicol, mais conhecido como óleo PAG, e além de lubrificar as partes móveis do compressor, mantém úmidas todas as vedações entre a tubulação e os componentes.

As moléculas do gás refrigerante são muito pequenas e, se o ar condicionado for desligado por algum tempo, o óleo drena de volta ao ponto mais baixo, as vedações secam até certo ponto e se contraem.

Uma pequena quantidade de refrigerante gás pode ser perdido. Isso reduz a eficiência e, portanto, a capacidade de refrigeração do sistema e um reabastecimento são necessários.

Todos os sistemas de ar condicionado automotivos empregam algum tipo de filtro de pólen no sistema de aquecimento.

Isso não apenas ajuda a limpar o ar que entra na cabine, mas também ajuda a manter o evaporador livre de detritos e folhas.

Geralmente assume a forma de um filtro tipo elemento de papel que deve ser trocado no intervalo recomendado pelo fabricante.

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Considerações Finais 

Por fim, como o evaporador está sempre molhado, como descrevi anteriormente, não é incomum que as bactérias comecem a se acumular na superfície úmida, resultando em um cheiro bastante mofado.

Isso pode ser evitado pelo uso regular de um agente antibacteriano aplicado no sistema de aquecimento que mantém os componentes do ar condicionado na cabine clinicamente limpos.

Espero que isso tenha levantado a névoa em torno da operação do sistema de ar condicionado em seu veículo e tenha lhe dado mais uma ideia da manutenção que provavelmente será necessária.

Lembre-se de que todo o pessoal que trabalha com ar condicionado nos Estados unidos deve ter uma qualificação reconhecida nacionalmente, portanto.

Certifique-se de que qualquer pessoa em quem você confie seu veículo esteja qualificada para realizar o trabalho.

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